O mais completo e pioneiro Programa Musical*, e no maior palco da cidade

Nos países com maior tradição democrática, músicos se apresentam no metrô em troca de doações, fazendo da arte um sustento legítimo. Alguns diretores dos maiores metrôs do mundo afirmam que mais de 90% do público aprova fortemente os músicos nas estações*, e estes acabam desenvolvendo técnica e carisma sem igual. Não à toa, muitos ícones da música cresceram tocando em estações de metrô. Entre eles, Eric Clapton, Rod Stewart e Madeleine Peyroux. No Brasil, os metrôs ainda não permitem músicos, alegando se tratar de uma atividade econômica informal.

A Academia de Músicos de Metrô propõe de maneira mundialmente pioneira um modelo econômico alternativo para a arte em locais públicos. Nas estações, pontos específicos para os músicos serão criados e sinalizados com a identidade dos apoiadores. Uma curadoria especializada irá selecionar os melhores estudantes de música para que, durante um ano, sejam contratados como músicos oficiais do metrô.

A Academia assemelha-se a um programa de primeiro emprego para o jovem aprendiz da música. Além disso também é um Selo que oferecerá downloads gratuitos de obras autorais dos membros além de divulgar seus shows em clubes e bares. Ao final do ano, os milhões de usuários do metrô decidirão quem segue na Academia por mais um ano, enquanto novos participantes serão novamente selecionados. Com a experiência adquirida na criação e organização de três premiados Festivais Internacionais de Músicos de Metrô desde 2010, acreditamos que a Academia promoverá verdadeiramente o ensino e a democratização musical no cotidiano dos cidadãos no maior palco possível - a própria cidade.

(*) a Academia é um Programa perene, enquanto o Sounderground é um Festival de uma semana. Ambos se completam no objetivo maior de promover a arte em espaços públicos.

(**) ver entrevistas no youtube.com/MBarong





Rua Jesuino Arruda, 676 | cj.86 | CEP 04532.082 | São Paulo/SP | Brasil | 5511 3707-4787 | contato@barong.com.br